Lorena Santos é mineira formada em Moda e figurino(2012 pela Universidade UniBH/ Galpão Cine Horto) e atualmente estuda Artes Visuais(2018/Arena da Cultura) a artista é ativista dentro da Cultura Hip Hop e foi exatamente ali que surguiu a inspiração e desejo em criar um marca autoral, e foi em 2009 que nasce a Lolita az Avessas, que começou a vestir a cena urbana e cultural  de Minas Gerais.

A Lolita az Avessas é democratica,representativa, conceitual,questionadora e inclusiva. A  marca é engajada com causas importantes como: Combate ao racismo, feminismo,diversidade,inclusão social,representatividade da população LGBT,modelagem inclusiva e valorização de beleza e corpos reais, a Lolita az avessas é uma marca feita por pessoas para pessoas.

Somos  uma marca show fashion ( modelo de produção artesanal em pequena escala, que valoriza quem faz, valoriza os processos, utiliza fibrais naturais como o algodão,e não desrespeita pessoas, meio ambriente e os animais) .Trabalhamos com modelagem inclusiva, porque entendemos a singularidade e diversidade do corpo da mulher brasileira,nossa modelagem tem grade do P ao GG e é feita com as  medidas de corpos reais,e a cada mini coleção lançada é feita uma conferência e adaptação prévia  delas caso seja necessário, isso faz toda a diferença no processo e deixa nosso trabalho ainda  mais acertivo.

Significado do nome:

A estilista Lorena Santos ganhou o apelido de "Lolita" na adolescência, e não ficou muito feliz com ele, já que não possuia nenhum tipo de identificação já que Lolita é um termo muito popular no japão  e nossa artista é um mulher negra, mas na época ela não reclamou ,apenas não dava importância.

Az Avessas surgiu quando nossa estilista já estava cursando moda na academia e percebeu que tinha a sua maneira de fazer e excecutar as coisas e na maioria das vezes de um forma muito singular,original e ao contrário, e essas características foram legitimando não só a sua trajetória dentro da faculdade mas principalmente  fora dela, o padrão nunca foi uma característa ou desejo para ela, ela sempre o desconstruiu e trouxe uma linguagem pautada na diversidade.

 

Nossa Moda conta histórias!

Um dos propósitos da marca é empoderar os corpos femininos que  durante tantas décadas dentro a nossa história foram massacrados, por tantas regras,espartilhos,cintas,opressões,machismos e violências.

Por isso a nossa missão é  criar e desenvolver roupas que abracem esses corpos,que estimulem o autoamor,potencialize a autoconfiança e principalmente o bem estar.

A diversidade é a nossa bandeira , e só faz sentido para nós vestir corpos reais e livres!

 

Roupas Agênero: Afinal , o que significa?

A moda já vem trabalhando tanto com esse conceito quanto prática dentro do mercado têxtil, significa que uma peça vestirá pessoas independente de gênero, ou seja, são roupas desenvolvidas na sua modelagem para vestir todos os corpos. A maioria do nosso público é feminino e desenvolvemos uma modelagem tão acertiva, que ela se tornou também agênero, confira!

 

Equipe:

Lorena Santos: Estilista ,empreendedora criativa e responsável pela comunicação.

Mateus Rodrigues: Responsável pelo design gráfico.

Henrique Ferrer: Responsável pelo corte/costura e serigrafia.